9 de agosto de 2010

NOSSO GUERREIRO

Você conhece o esporte ou algum praticante de MMA? Bem, se você nem sabia o significado destas siglas, com toda certeza já ouviu falar em “Vale Tudo”. Isso mesmo, aquele esporte que mistura várias modalidades de artes marciais.
O termo "Vale Tudo" não existe mais, até porque nesse esporte não se pode fazer de tudo, existem regras e juízes. Esse antigo nome foi substituído por MMA, “Mixed Martial Arts”. Muitas pessoas não sabem, mas esse é o esporte que mais cresce no planeta, não somente em numero de fãs, mas também em praticantes.
Imagine um Judoca ou um Karateca colocando sua técnica a prova contra um lutador de Boxe ou de Muay Thai? Todas as lutas são interessantes e nunca existe um favorito. Tudo pode acontecer. Na maioria das vezes os combates são extremamente técnicos e as lutas são decididas pelos detalhes, um movimento mal feito ou outro pequeno erro pode causar a derrota.
Esse esporte foi e ainda é muito criticado por ser violento. Assisto sempre essas lutas e sinceramente nunca vi nenhum tipo de briga nos bastidores ou até mesmo na platéia e nas arquibancadas.
É um esporte de contato? Sim! Mas o boxe, o hockey no gelo e o futebol também são. É muito comum assistir notícias de torcedores morrendo pelo simples fato de torcer por um determinado time de futebol. Não tenho filhos, mas se tivesse não os levaria em um estádio de futebol.
Existem organizações que promovem eventos de MMA, a mais conhecida no mundo é o UFC, “Ultimate Fighting Championship”. São cinco categorias de peso e duas delas têm brasileiros como campeões. Mauricio “Shogun” Rua é campeão na categoria meio-pesado e Anderson “Spider” Silva é campeão entre os médios. E por falar em Anderson Silva, foi ele que me motivou a escrever sobre esse assunto.
O nosso campeão colocou seu cinturão em jogo na edição nº 117 do UFC que aconteceu no último dia 07 de agosto. Foram cinco rounds emocionantes e quem acreditava no favoritismo do brasileiro, ficou decepcionado porque ele foi castigado durante quase toda a luta. Digo quase, porque faltando pouco mais de um minuto para acabar o combate, Anderson Silva, especialista em Muay Thai, resolveu exercitar o seu Jiu-Jítsu e encaixou de forma perfeita um triângulo em seu oponente que não teve outra escolha a não ser desistir da luta.
Além de provar que é um verdadeiro guerreiro, o nosso campeão mostrou respeito e gratidão para com os fãs e expectadores. Logo após o combate, ele ajoelhou, agradeceu o seu adversário pela luta e confessou para os organizadores e o público que dias antes em um treinamento, trincou uma das costelas e seu médico o aconselhou a não lutar. Anderson disse emocionado que em nenhum momento pensou em desistir. Pelo show, pelos fãs e pela sua família.
É esse o tipo de esportista que devemos ter como exemplo. Uma boa pessoa, humilde e que ama o seu esporte acima de tudo. Muitos atletas que aparecem todos os dias na mídia deviam dar menos importância ao dinheiro e valorizar as pessoas que os vêem como ídolos.
Se você nunca assistiu uma luta de MMA, procure saber mais sobre o esporte e assista algumas lutas, garanto que você ficará impressionado.

0 Comentários:

 
© Copyright 2035 Um sonho de Pierrot!