22 de agosto de 2010

O QUE É ARTE?

Desde que começou o estudo sobre a história da arte, elaboraram-se vários conceitos sobre o que seja arte, ainda assim, chegamos aos dias de hoje sem uma conclusão que evidencie a participação da arte em nossas vidas e efetivamente a defina.
O que é arte afinal? Arte é toda a expressão cultural que algum indivíduo produz, seja ela escrita, falada, filmada. É aquilo que você vê e gosta, que te toca, emociona e faz pensar. Artistas não se preocupam com a opinião pública e sim com os sentimentos. Para mim, arte é aquilo que dá liberdade ao ser humano de ir além do pensamento. A arte tem a capacidade de oferecer lazer e interação e dessa forma envolver todas as classes sociais, se tornando também um meio de inclusão social.
Enfim, a arte, de um modo simplificado, é como nos expressamos ou até mesmo a expressão dos sentimentos de uma época, de uma sociedade ou de um artista por si só. Cada pessoa pode ter uma opinião diferente em relação a esse assunto. Pode parecer ser complicado, mas basta entender que em arte não existe regra.
Então podemos concluir que a arte é uma manifestação do espírito humano e como tal permanece latente em cada um de nós? Sinceramente eu não acredito que a arte seja apenas uma forma de expressão individual, ela pode representar uma época, uma idéia, um movimento, vários produtos de pensamentos coletivos.
Talvez sejamos influenciados pela sociedade, mas é complicado falar em arte como uma expressão individual porque na maioria das vezes é bem difícil definir o que é o “seu pensamento” e o que é o “pensamento do outro”.
Como publicitário, acredito que a propaganda não seja considerada arte, mas pode se aproximar muito. As peças são feitas para um determinado público-alvo, com um intuito financeiro e para estimular as pessoas, mas a arte não, ela é feita demonstrando sentimentos e tentando passar isso a quem vê.
A publicidade utiliza-se da arte através de fotografias, comercias de tevê que imitem o cinema ou outra coisa do tipo, mas são duas coisas distintas.

0 Comentários:

 
© Copyright 2035 Um sonho de Pierrot!