18 de maio de 2010

O PERIGO VEM DAS PROFUNDEZAS

Você deve se lembrar que há alguns dias atrás no Golfo do México, uma plataforma de petróleo explodiu matando onze pessoas e mais de 750 mil litros diários de óleo estão se derramando no mar e indo para a costa sudeste dos Estados Unidos. Desde então engenheiros e cientistas buscam soluções para conter esse vazamento, mas até agora nada funcionou.
Com certeza você já ouviu falar também sobre a grande descoberta feita pela Petrobrás, o pré-sal. Mas já parou para pensar e analisou se o nosso país tem tecnologia suficiente para explorá-lo sem causar algum risco para o meio ambiente?
Primeiramente precisamos entender o que é o pré-sal. Resumindo, são rochas no fundo do mar, localizadas em grande parte do litoral brasileiro e que acumulam petróleo, muito petróleo. O termo pré-sal foi dado porque, ao longo de todo esse tempo, essas rochas foram sendo depositadas antes da camada de sal. A profundidade total dessas rochas pode chegar a mais de sete mil metros.
Um grande problema causado por essa exploração, e já alertado por vários estudiosos da área, seria a transferência de uma enorme quantidade de carbono armazenada por milhares de anos na camada pré-sal para a superfície. Isso aumentaria drasticamente o efeito estufa e causaria grandes mudanças climáticas em nosso planeta. Sem dúvida alguma isso seria muito ruim e porque não dizer trágico, mas sabe qual é o meu maior medo? Daqui a alguns meses ou anos ler ou assistir em um jornal a seguinte notícia:
“Tentativa de conter vazamento de óleo na Bacia de Santos, falha mais uma vez. A vegetação e os animais continuam morrendo e ninguém sabe como solucionar o problema."
Deixando claro que a Bacia de Santos foi um exemplo qualquer, pois isso poderia acontecer em qualquer litoral onde houvesse a exploração.
Porque esses riscos não são divulgados na mídia da mesma forma que os benefícios? A Petrobrás já comunicou que estará fazendo grandes investimentos para garantir o sucesso desse projeto. Novas plataformas, mais embarcações, equipamentos de ultima geração, etc. Mas será que esses benefícios superam os riscos? Não sei ao certo, mas tenho certeza que esse acidente no Golfo do México pode e deve servir de lição para nossos governantes. Eles precisam saber que esse tão falado pré-sal representará para nosso país um futuro promissor ou um grande empobrecimento econômico.
Sinceramente, espero que o meio-ambiente e a natureza não paguem um preço alto por essa grande descoberta e vou torcer para que esse futuro que a Petrobras diz estar fazendo, seja bom.

0 Comentários:

 
© Copyright 2035 Um sonho de Pierrot!