28 de março de 2010

Senso de Justiça

Essa semana que passou foi marcada pelo julgamento dos acusados de matar a garota Isabella Nardoni em março de 2008 e claro, a mídia explorou o fato exibindo várias reportagens, especiais, plantões, etc. Após cinco dias de julgamento, os acusados foram considerados culpados e condenados a cumprir mais de 25 anos de prisão cada. Eu acompanhei essa história pelos meios de comunicação, desde o acontecimento até o julgamento dessa semana e ao ver toda aquela movimentação de polícia, jornalistas, vendedores ambulantes e curiosos em frente ao fórum, surgiu uma pergunta.
A mídia condenou o casal Nardoni? Ou foram as evidencias?
A promotoria reuniu muitas provas e evidências, que mesmo não tendo 100% de exatidão, colocaram o casal no local do crime concluindo que eles executaram ou presenciar o mesmo.
Eu jamais defenderia alguém que cometesse tal barbaridade com uma criança, até acredito que eles sejam culpados, mas o fato é que o casal já entrou para o julgamento condenados pela opinião pública, que por sua vez é formada pela mídia.
A pressão era muito grande, mas não podemos esquecer nunca que essa manipulação é prejudicial e hipócrita diante aos milhares de casos semelhantes que acontecem constantemente em nosso país.
Mas enfim, ao final do julgamento, após a leitura da sentença aos culpados, o público comemorava como se fosse a nossa seleção de futebol ganhasse a copa do mundo.
Muita gritaria, foguetes, abraços e gestos que indicavam uma felicidade sem tamanho. Mas assistindo pela televisão percebi que infelizmente muitas daquelas pessoas estavam ali sem saber por que, acredito que não tinham nada melhor para fazer no dia ou quem sabe pensaram que iriam aparecer ao vivo em rede nacional e que algum amigo ou familiar assistisse na programação. Foi muito engraçado quando a câmera se posicionou em frente à multidão e as pessoas gritavam sem parar, faziam gestos de coração com a mão, mandavam beijos e muitas com o celular no ouvido perguntavam para quem estava do outro lado da linha se estava aparecendo ou não.
O nosso senso de justiça não deve ser aguçado apenas quando esses casos isolados forem mostrados nos meios de comunicação. Inúmeros são os casos de crianças que são assassinadas de forma cruel, na maioria das vezes pelos próprios familiares, e que não são veiculados na TV. Você já parou para pensar porque esse tipo de coisa acontece?
É preciso parar, pensar um pouco e levar as coisas com mais seriedade. Será que dessa forma estamos demonstrando que realmente queremos alguma mudança em nosso País?

1 Comentários:

Raoni G. Henrique disse...

A ideia central da nossa sociedade é: generalização para o conformismo da população.

Tá difícil do jeito que tá.


Abraço aí cara.

 
© Copyright 2035 Um sonho de Pierrot!